quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Projetos de trabalho em sala de aula com integração de tecnologias ao currículo


Atividade 4.5
Escola Municipal “ Carlos Drummond de Andrade”
Disciplina: Educação Religiosa e Ciências
Ano: 1º ao 5º

MEIO AMBIENTE
Objetivo Geral: Compreender a organização funcional do meio ambiente, caracterizando os componentes da natureza e analisando a diferença entre seres vivos e seres não vivos.
Objetivo Específico:
·         Conceituar meio ambiente;
·         distinguir os componentes da natureza;
·         analisar a diferença entre o ser vivo e o ser não vivo;
Conhecimentos Prévios:
·         Informações a respeito do ambiente em que o aluno vive.
Estratégias:
·         Projeção em vídeo do filme: “Natureza e Vida”, que será utilizado para iniciar a discussão sobre conceito de meio ambiente que cada aluno possui;
·         Pesquisar no laboratório de informática sobre os componentes da natureza.
·         Escrever no caderno tudo que viu no filme da Turma da Mônica.
·         Discussão em grupo sobre o meio ambiente em que o aluno vive.

Recursos:
·         Computador, Datashow, internet, câmera digital, Livros didáticos.

Tempo Previsto:
·         Uma semana.

De O HOMEM E O MEIO AMBIENTE

Professora: Elizabete- Educação Religiosa –Nádia – Inclusão Digital
Escola: E.M.C.D.A
Ano: 4º, 5º e 6º ANO
Conteúdo: Meio Ambiente
Duração: 2 aulas por turma
Recursos: Computadores e data-show.

Objetivo: Fazer com que os alunos percebam que fazem parte do ambiente em que vivem e que suas atitudes influenciam o meio ambiente. Levá-los a repensar suas atitudes, tornando-se mais conscientes da relação entre os seres vivos. Produzir  textos para divulgação, na escola e na comunidade, sobre a preservação do meio ambiente. Provocar mudanças de hábitos nos familiares dos alunos, estimulada pela conscientização dos mesmos a respeito da preservação do meio ambiente.
Conteúdo:
Relação homem-natureza e preservação do ambiente.
Material Necessário:
Livro Caderno de Educação Ambiental, maquete de cidades com o lixo reciclado, limpeza urbana, pesquisa de imagens e textos relacionados ao tema, vídeo sobre o meio ambiente, A Turma da Mônica. Computadores e data-show.

Desenvolvimento
Introdução:
Ouvimos muitas informações sobre mudanças climáticas, efeito estufa epreservação do meio ambiente, nem sempre os alunos tem informação suficiente para entender de que forma participam desses processos e como podem atuar no sentido de minimizar a sua influência como agentes poluidores.
Na sala de aula o professor distribuiu textos e gravuras sobre o meio ambiente, pediu para os alunos para escrever e desenhar, logo após os alunos foram para sala de informática, ontem assistiram os vídeos e através das informações descreveram tudo o que viram.
Foi realizada uma autoavaliação na qual os alunos se interessaram pelo tema abordado e a preocupação com o destino do lixo e a preservação do meio ambiente, demonstrando que a aprendizagem do conteúdo proposto e seus objetivos atingidos.
Para realização desse trabalho foi solicitado uma exposição de maquete com informações sobre a preservação do meio ambiente.
Divulgar os trabalhos no blog com a ajuda dos alunos e informações de como utilizá-lo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário