Atividade 4.5
Escola Municipal “ Carlos Drummond de
Andrade”
Disciplina: Educação Religiosa e Ciências
Ano: 1º ao 5º
MEIO AMBIENTE
Objetivo Geral: Compreender a organização funcional do meio
ambiente, caracterizando os componentes da natureza e analisando a diferença
entre seres vivos e seres não vivos.
Objetivo Específico:
·
Conceituar
meio ambiente;
·
distinguir
os componentes da natureza;
·
analisar a
diferença entre o ser vivo e o ser não vivo;
Conhecimentos
Prévios:
·
Informações
a respeito do ambiente em que o aluno vive.
Estratégias:
·
Projeção em
vídeo do filme: “Natureza e Vida”, que será utilizado para iniciar a discussão
sobre conceito de meio ambiente que cada aluno possui;
·
Pesquisar no
laboratório de informática sobre os componentes da natureza.
·
Escrever no
caderno tudo que viu no filme da Turma da Mônica.
·
Discussão em
grupo sobre o meio ambiente em que o aluno vive.
Recursos:
·
Computador,
Datashow, internet, câmera digital, Livros didáticos.
Tempo
Previsto:
·
Uma semana.
De O HOMEM E O MEIO
AMBIENTE
Professora:
Elizabete- Educação Religiosa –Nádia – Inclusão Digital
Escola:
E.M.C.D.A
Ano:
4º, 5º e 6º ANO
Conteúdo:
Meio Ambiente
Duração:
2 aulas por turma
Recursos:
Computadores e data-show.
Objetivo: Fazer com que os alunos percebam que fazem parte do
ambiente em que vivem e que suas atitudes influenciam o meio ambiente. Levá-los
a repensar suas atitudes, tornando-se mais conscientes da relação entre os
seres vivos. Produzir textos para
divulgação, na escola e na comunidade, sobre a preservação do meio ambiente.
Provocar mudanças de hábitos nos familiares dos alunos, estimulada pela
conscientização dos mesmos a respeito da preservação do meio ambiente.
Conteúdo:
Relação homem-natureza e
preservação do ambiente.
Material Necessário:
Livro
Caderno de Educação Ambiental, maquete de cidades com o lixo reciclado, limpeza
urbana, pesquisa de imagens e textos relacionados ao tema, vídeo sobre o meio
ambiente, A Turma da Mônica. Computadores e data-show.
Desenvolvimento
Introdução:
Ouvimos muitas informações sobre mudanças climáticas, efeito estufa
epreservação do meio ambiente, nem sempre os alunos tem informação suficiente
para entender de que forma participam desses processos e como podem atuar no sentido
de minimizar a sua influência como agentes poluidores.
Na sala de aula o professor distribuiu textos e gravuras sobre o meio
ambiente, pediu para os alunos para escrever e desenhar, logo após os alunos
foram para sala de informática, ontem assistiram os vídeos e através das
informações descreveram tudo o que viram.
Foi realizada uma autoavaliação na qual os alunos se interessaram pelo
tema abordado e a preocupação com o destino do lixo e a preservação do meio
ambiente, demonstrando que a aprendizagem do conteúdo proposto e seus objetivos
atingidos.
Para realização desse trabalho foi solicitado uma exposição de maquete
com informações sobre a preservação do meio ambiente.
Divulgar os trabalhos no blog com a ajuda dos alunos e informações de
como utilizá-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário